26 setembro 2008

Wall Street ... como um castelo de cartas

Meiguito: Papá, lembras-te quando ano passado caiu a ponte no Minnesota? Nessa altura, alguns politicos diziam que a recuperação de todas as infraestruturas públicas deste país custaria cerca de 2 triliões de dollares, mas que não havia tanto dinheiro e que tal recuperação seria um esforço que teria de comprometer 2 ou 3 gerações ...
Manguito: Sim, lembro-me. E como não havia dinheiro, esse propósito de recuperação rapidamente caiu no esquecimento.
Meiguito: Curiosamente, logo que Wall Street começou a desmoronar, os mesmo politicos prontificaram-se a entregar de mão beijada 0.7 triliões de dollares ao bando responsável pelo derrube desta importante artéria da finança mundial. É como dar dinheiro à Al-Qaeda para reconstruirem as torres gemeas.
Manguito: De facto ...
Meiguito: E no passado verão, não havia 7 biliões de dollares para dar seguro de saúde às crianças desfavorecidas dos estados únidos ... mas hoje há 100 vezes essa quantia para dar aos meninos e meninas mais privilegiadas deste país.
Manguito: É um facto ...
Meiguito: Uma boia de salvamento para os mais ricos. Cheia de dinheiros dos contribuintes. A maioria apertados pela redução no poder de compra, redução de direitos, liberdades e garantias (à saúde, segurança social, reforma). Contribuintes que já nem sequer têm direito a declararem falência. Tudo para os muito ricos e nada para os menos ricos.
Manguito: Pois é ... Oh Meiguito, o que fazes tu com as minhas cartas de Tarot?
Meiguito: Estou a construir um castelo de cartas.
Manguito: :-? mas porque usas as cartas de Tarot??
Meiguito: Porque quero adivinhar o futuro dos mercados financeiros mundiais e procurar um novo caminho ... uma orientação terapêutica para os meus investimentos. Estou a sobrepôr as imagens arquétipicas em forma de um castelo que represente o diagrama da vida das minhas poupanças ... já só falta colocar a carta do Mago para isto ... !!!!!!!!! :-! não acredito! O meu castelo desfez-se!
Manguito: Pois desfez-se! Tal como os mercados financeiros mundiais ... está tudo a cair como um castelo de cartas.
Meiguito: Mas eu não esperava que isto viesse a acontecer. A construção parecia sólida ...
Manguito: Pois ... mas na tua ganância de chegares cada vez mais alto, comecaste a roubar cartas ao niveis inferiores para encheres os niveis superiores ...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois é, Meiguito, já tens idade para compreender que os "esquemas em pirâmide" são simplesmente insustentáveis.

1:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas eu apenas tenho 12 anitos ...

10:05 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home