22 outubro 2008

Insónias ...

On the other side of the pond, where the sun rises, parece estar tudo a torcer pelo Obama. Obama! Obama! Obama! e frequentemente perguntam-me: O Obama é fixe, é melhor que o McCain, né? Achas que ele vai ganhar?
.
A resposta curta às duas perguntas é sim. A resposta mais longa é ... não sei.
.
As semelhanças e diferenças entre o Obama e o McCain têm sido amplamente debatidas e salientadas pelos dois ao longo desta campanha. Mas apenas se conhecem bem as muitas semelhanças e as poucas diferenças entre estes dois nos assuntos que são abordados. Mas quais as semelhanças e as diferenças nos muitos assuntos que ficaram por abordar? Por vezes, fica a clara impressão que o esforço dispensado para salientar uma diferença é maior que a própria diferença. Para além da eloquência, das distracções, das meias-verdades, parece-me que naquilo que é essencial, McCain e Obama são até muito parecidos. Espero estar enganado, mas uma presidência tanto de um como de outro será provávelmente mais do mesmo. Basta olhar para a lista de acessores de um e outro: é tudo malta da velha guarda!!! Nem Obama nem McCain parecem minimamente interessados em atacar os verdadeiros problemas deste pais:
>> 1 - acabar com o financiamento das campanhas eleitorais por grandes corporações e interesses obscuros. Aqui, há que tirar o chapeu ao McCain que optou pelo financiamento público. Mas o assunto quase que não mereceu discussão. O Obama ignorou-o completamente.
>> 2 - acabar com a concentração dos média nas maõs de alguns bilionários. O Corporate media que a troco do dinheiro das grandes corporações procura subjugar o povo através de uma campanha permanente de medo e meias-verdades. Corporate media que bloqueia por completo a voz de outros candidatos à presidência. Sim, há outros candidatos! Na última sondagem que vi ontem, havia 52 de intenções para Obama e 42 de intenções para o McCain. Então e os outros 6%? Ningúem nos corporate media fala da campanha do Ralf Nader ou da Cynthia McKinney ou outros. O último debate Obama-McCain foi chamado The Last Presidential Debate 2008 quando no fim de semana seguinte houve outro debate presidencial (acho que em nova iorque) entre os outros candidatos. E neste assunto, tanto Obama como McCain, nem pio.
>> 3 - acabar com private health insurance. Não interessa a nenhum dos dois.
>> 4 - acabar com o military industrial complex Americano, que consome cerca de 50% do orçamento do governo federal (qq coisa como 0.7 triliões de $$), o que é igual ou superior que a soma dos orçamentos de defesa dos 25 paises que aparecem a seguir na lista de greatest defense expenses. Não interessa a nenhum dos dois.
>> 5 - terminar a influência imperialista dos EUA no mundo. Nem pio!
>> 6 - terminar com as guerras. Para mim, são um-a-fotocopia-do-outro. Apenas muda a eloquência, não o essencial.
>> 7 - apostar a sério na educacao deste povo. Abordado de forma muito ao de leve pelos dois.
.
Estes sao os verdadeiros problemas. The root of all evil nos estates. Mas disto, nem Obama nem McCain falam. Quase nem falam das Guerras ... . Tanto Obama como McCain como os corporate media falam apenas da economia, do valor das casas, das poupancas-reforma, da especulação na bolsa, das distracções eleitorais, das palhaçadas da Palin (do Biden ninguem fala, o que deve ser um alivio para o Obama), ... e claro, do aquecimento global e dos custos de energia e da necessidade de procurar mais petroleo e investir em fontes alternativas (again, tudo muito parecido com algumas nuances) ... agora daqueles que morrem por uma Guerra estúpida no Iraq, seja Americano seja Iraquiano, ninguem fala. Estão os filhos da nação a cair mortos no Iraq por uma Guerra inventada e está o pessoal cá todo preocupado com o próprio umbigo. E incrivel!!! Também, nem Obama nem McCain falam sobre as muitas ilegalidades da administração Bush, nem falam sobre o estado policial que aos poucos começa a ser imposto neste país, nem falam sobre a imigração ilegal.

.
Mas disto nenhum destes dois fala porque nao interessa. E assim, eu parece-me que vai ficar tudo na mesma. No inicio, o Obama parecia fantástico, porque além de eloquente e inspirador, ele abordava alguns destes assuntos. Mas mal ele arrumou a Hillary, o discurso dele mudou e ficou muito mais parecido ao do establishment.
.
Quem aborda alguns destes assuntos é o Ralf Nader e a Cynthia McKinney. Mas ningúem os ouve porque ninguem transmite aquilo que dizem. É demasiado incomodo, quem sabe, talvez a verdade possa quebrar a cegueira colectiva imposta pela classe dominante. Durante as primárias, Ron Paul (Republican) e Dennis Kucinich (Democrat) também falavam das questões essenciais mas os corporate media arranjava sempre forma de os fazer parecer um pouco taralhoucos e pouco sérios.

.

O resto são distracções.

1 - A Palin, que à quarta tentativa em descrever as funções do VP mostra ainda não conhecer o job description. Resumidamente, a Palin é um desastre!!! Ela nem parece ser capaz de memorizar os artigos da constituição referentes às funções do VP.

2 - Os comentadores da Fox (anti-Obama) a atacarem os da MSNBC (anti-McCain), e vice-versa, e a insinuar (subtilmente aos teus telespectadores) que aqueles gajos e gajas do outro canal não são de confiança e que não devem ser escutados, jamais! Assim, há quem só veja Fox ou só veja a MSNBC ...

3 - Joe, the Plumber. What non-sense!!!!!!!!! Este pessoal droga-se. Nesta linha, foi interessante ouvir pessoal dizer: "o que me preocupa no Obama são as suas ideias to redistribute the wealth", no sentido de usar os impostos para tirar aos ricos para dar aos pobres!!!!!!!! Oh criatura, eu não te ouvir dizer isso quando o Obama apoiou o $700 billion bailout, que foi uma redistribute the wealth monumental de tirar aos pobres para dar aos ricos!!!!!!

4 - etc ... voter supression tactics, Acorn, Bill Ayres, ... eu podia continuar e continuar mas estou cansado ... vou dormir!