05 outubro 2008

meias verdades

Esta semana não foi fantástica. Mas não foi má de todo. Passei a semana a rebolar no chão do laboratório troubleshooting uma máquina que se recusa a trabalhar. Sem sucesso. Além dessa noia, o meu Ford LTD 1986 teve uns problemas, a tecla @ do meu portátil deixou de funcionar (o que é muito chato ...) e acabei por matar o meu aspirador (já não me chateias mais, seu sacana!!). Mas o televisor continua a funcionar e a Amy Goodman continua a transmitir o seu daily podcast, pelo que eu pude seguir as muitas distracções/trapalhadas politicas que entretêm o povo americano.
.
Depois da palhaçada inicial, os politiqueiros de Washington lá se decidiram por trabalhar um pouco. Vencida a inércia inicial, lá se fizeram os habituais discursos de aproveitamento politico e redigiu-se a lista de queijos limianos (por cá conhecidos como earmarks ou pork barrel) a incluir no Wall Street Bailout bill. Sim, queijos limianos, já que os politiqueiros de Washington só estão dispostos a votar algo a bem do país SE tiverem algo a oferecer aos seus constituents/ campaign contributors. Isto é ano de eleições! ... O 3 page plan do Paulson acabou em 400 + páginas, pelo que vai haver muita malta a comer queijo ...
.
Com tanto banco a cair em desgraça, parece que isto está tudo a ir pelo cano. Mas não. Alguns bancos menos convencionais como os Credit Unions até estão a sair-se muito bem. De uma forma simples "A credit union is a non-profit financial cooperative. We're unique in that, unlike a bank, we are mutually owned and governed by the members we serve. Loyalty not to profits but to you, the member, empowers ****** to offer benefits others can't - including fewer fees, lower loan rates, and higher savings rates." (retirado do site do Credit Union que eu uso). E como non-profit, os dividendos são devolvidos aos membros, que são precisamente as pessoas que têm conta no Credit Union. E este ano, o Credit Union que eu uso está a devolver uma quantia record de dividendos. Locais ou regionais, governadas por pessoas da terra (algumas em regime voluntário !!!), estas cooperative financial institutions têm fama de funcionarem bem (embora com algumas limitações).
.
No Democracy Now!, debateu-se essencialmente a crise financeira. De grande interesse foi a comparação do discurso de Franklin Delano Roosevelt (relativo à crise financeira dos anos trinta) com o de G. W. Bush (relativo à actual crise). Enquanto Bush faz o discurso do medo (o pessoal vai perder o emprego, os reformados as poupanças, ...), Roosevelt disse "“The Only Thing We Have to Fear Is Fear Itself.” (FDR’s First Inaugural Address"). Que diferença na abordagem! Na CNN fizeram um apanhado das declarações que Bush, Paulson e Bernanke fizeram sobre o estado da economia durante o último ano. Mês após mês (enquanto o povo via o dollar a cair, o preço da gasolina a aumentar, o desemprego a aumentar, os foreclosures a aumentar, os preços das casas a cair, ...) é chocante ver aquelas três figuras completamente a leste!!!!!!!!!!!!, sempre a afirmar que ia tudo bem. They didn´t see it coming!!!!!!!
.
Nisto tudo, com Wall Street pelas ruas da amargura, não é que descobri que há um Wall Street Alley aqui perto de casa!!! Mas que apropriado!!!!! :-)
.
E houve também debate vice-presidencial. Depois de tanta expectativa criada em volta do desempenho da Palin, ela até se saiu bem. Makes you wonder if the Katie Couric disaster was not planned by the McCain campaign to make Palin look good at the VP debate ... Seja como for, a defesa dos conservadores para a má prestação da Palin na Katie Couric é (imagine-se!!!!!!!) que as afirmações da Palin terão sido manipuladas, ie, eles (Katie Couric producers) terão alterado (via Photoshop, imagino eu ...) aquilo que a Palin teria realmente respondido à Katie Couric. Ok, eu acredito! NOT! Paciência para aturar estes dementes. Mas voltando ao debate, devo dizer que a Palin sabe como ningúem falar para o Joe and Mary comuns. What a talent! Quando a Palin não sabia responder à pergunta colocada, ela falava de outro assunto qualquer onde ela se sente segura. O Joe Biden esteve muito bem, mostra saber umas coisas e tal, mas parece um pouco distante do povo. Em comum, tanto Palin como Biden usaram e abusaram como marretas das meias verdades para fugirem às perguntas mais compremetedoras.
.
Para terminar, uma nota cultural. Ontem estreou nas salas de cinema o filme Blindness, baseado no Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. Apropriado se pensarmos na cegueira colectiva que se apoderou do povo americano após o 11 de Setembro. Irónico se pensarmos que daqui a poucos dias este mesmo povo irá eleger o seu próximo lider. Em terra de cegos, quem tem olho é rei. Não consigo deixar de pensar ... será o próximo lider deste país uma mulher???

1 Comments:

Blogger AD said...

Não tens tecla @ mas... já tens assentos!! :-)

6:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home