10 dezembro 2008

Sobre o post anterior

A melodia é realmente a mesma. No entanto, parece-me que a música dos Coldplay tem um som completamente diferente da música do Joe Satriani. Em primeiro lugar devido ao acrescentar de uma letra e em segundo lugar devido ao uso da guitarra eléctrica por parte de satriani.
Há aqui um problema de plágio e de copyright. A verdade é que actualmente se pratica o sampling, que não é mais do que usar segmentos de músicas de outros artistas. Quanto ao copyright, eu oponho-me cada vez mais ao seu uso, pois parece-me que impede o desenvolvimento de coisas novas a partir das antigas. Quanto a mim os Coldplay inspiraram-se na música do Satriani, e creio que tiveram um esforço meritório para a alterar. O problema fica completamente resolvido, no meu entender, caso os Coldplay tenham referido em algum lado a inspiração na música do Satriani. Gostaria também de referir que existem várias músicas pop, de que gosto imenso, e que têm por base uma música clássica do tempo da outra senhora. Termino com um grito de apelo ao fim dos copyrights e das patentes e um viva à Open Source.

Fiambrelete & Quinta Anilha

1 Comments:

Blogger AD said...

O que é curioso é que os Coldplay já tinham feito um sampling em "Talk", penso eu que devidamente autorizado, do "Computer love" dos Kraftwerk.

4:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home