22 janeiro 2007

Carta aberta ao Pombo Quinta Anilha

Caro Quinta Anilha, é com enorme prazer que constato o seu interesse pelo misterioso tema da existência do Universo. O seu ponto de vista é deveras original e mereceu toda a minha atenção durante longas horas de meditação. Este tema, que para muitos não merece sequer uma "sinapse", é de enorme interesse para mim pois sou vidente de profissão. Quanto a eu ser verdadeiro, deixo isso à consideração daqueles que me conhecem.
E o seu post vem mesmo a proposito ... já que muito se tem especulado sobre o meu retiro. Decidi fazer uma sabática para me actualizar. Nesta profissão, abundam as técnicas antiquadas, os métodos tradicionais e empiricos. No fundo, técnicas e métodos que muitas vezes parecem mais misteriosos que a própria existência do Universo.
Rodeado por físicos e engenheiros "mundanos" e influenciado pelas capacidades dum Meiguito sobredotado, comecei a sentir-me incomodo com a minha ignorância sobre certos assuntos e a verificar que estava ultrapassado, quase fora de prazo. A partida do mister Mourinho para Inglaterra e "o vir ao de cima" dos podres do PdC precipitaram o meu retiro. Ja nao bastava fazer previsões sobre futebois e ja não chegava enjendrar resultados. Eu precisava de mais.
Por isso, no meu retiro (temporario) decidi abraçar novas formas de praticar a minha profissão. De entre várias abordagens, uma das mais curiosas e reveladoras é a conhecida por New Age. Caro Quinta Anilha, devo dizer-lhe neste contexto que, apesar da originalidade, eu não concordo com a sua teoria. Basicamente, a sua teoria assume que todos os acontecimentos futuros já existem, já estão determinados. Ou seja, que o caminho para o futuro já está traçado e é único.
Esta é a visão da mecânica clássica. Um Universo que mais não é que uma máquina precisa, instante após instante ... Mas então o que fazemos nós por cá? Seremos apenas um entreternimento, uma experiência, um hobby de um Criador? Teremos de facto liberdade de escolha? Para os mais religiosos, porque será que existe céu e inferno? Só fará sentido a sua existência se houver de facto a liberdade de escolha, certo? Se houver essa liberdade, então a visão clássica não poderá estar correcta.
Um filme que toca nesta temática de forma cativante é THE MATRIX. Aconselho! E uma leitura esclarecedora sobre a sua mensagem está disponível neste link. Aconselho!
Havendo liberdade de escolha, então quantos caminhos existirao? A partir do momento presente, existem um número infinito de caminhos. Para compreender melhor esta infinidade, eu sugiro o seguinte link.
E de onde surgem estas escolhas? Onde está escondido este grau de liberdade adicional?Basicamente, as escolhas estão agrupadas na 5ª dimensão! (Curioso isto coincidir com o nome traduzido da série Twilight Zone - mundo dos acontecimentos estranhos e improváveis!) Ou, de outra forma, na 2ª dimensão temporal. E que indicios temos nós, seres conscientes dum mundo quadri-dimensional, da existência desta 5ª dimensão, destas multiplas escolhas? Os indicios estao na mecânica quântica, no principio de incerteza, no facto de uma particula poder existir numa sobreposição de estados, qualquer um deles possivel. Conforme seja realizada a observação dessa particula, a sua função de onda colapsa num desses estados, de acordo com as probabilidades a ela associada, ao qual corresponde um determinado caminho no mundo quadri-dimensional. Os fenomenos tidos por quânticos são, no fundo, manifestações das multiplas oportunidades presentes no espaço 5D.
É ai que se encontra a genesis da nossa liberdade de escolha. E como é que nós exercemos o nosso poder de escolha? Mistério ... ainda ninguem sabe ao certo. Mas para já o conceito já serve para fazer uns filme bem engraçados como o STRANGER THAN FICTION. Muitas são as muitas voltas e cambalhotas que a vida dá nesse espaço 5D. Oh Oh!!
Caro Pombo Quinta Anilha, para além da física, a minha experiência passada como vidente tambem contraria a sua teoria. Para muitos ignorantes deste mundo, o vidente olha para dentro duma bola de cristal e vê o futuro. Nada mais falso. Não é assim que funciona. Se o futuro ainda não aconteceu, como poderia eu observá-lo? Vou dar um exemplo. Em tempos recentes, chegava ao pé de mim o Sr. PdC (acompanhado pelo Mister Mourinho - a CaraMetadeLina nunca veio) e dizia:
PdC: Caro Prof. ÇM, diga lá, quais as chances do FCP ganhar o proximo jogo.
ÇM: baseado em probabilidades, de grosso modo são de um para três.
PdC: Caro Prof. ÇM, isso não me interessa. Eu quero ganhar de certeza absoluta.
ÇM: então deixe-me OBSERVAR a minha BOLA DE CRISTAL e ver se consigo concretizar o seu desejo.
E é precisamente durante esta operação de OBSERVAÇÃO que (de alguma forma) consigo VISUALIZAR os vários resultados possiveis colapsarem numa vitória do FCP. Eu, como vidente, não vejo o futuro. Eu crio o futuro!
Outro exemplo popular, que o meu amigo Fiambrelete e a minha amiga FlorGrela em tempos experimentaram é o seguinte: estão a se aproximar do centro comercial ou da praia e querem encontrar um local de estacionamento porreiro! O que fazer? Nada mais simples: visualizar o tal local de estacionamento! Esta acção de visualizar o local livre, no fundo, cria um local livre para estacionar!
.
Pense nisto, Caro Quinta Anilha.
Com as melhores saudações,
Prof. Çakana Manguito
New Age Vidente
.
PS: eu protesto contra a lista proposta para a eleição do maior português de sempre. Atão e o Zé Povinho? Querem alguém mais representativo e com maior influência na nossa história que o Zé Povinho????? Ignorantes ...

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A incerteza na medição do estado das partículas não implica obrigatoriamente que as partículas estejam num estado indeterminado. Uma hipótese é que as partículas estejam num estado perfeitamente determinístico, mas nós não o podemos medir com grande precisão.

4:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eStou convencido que quanto a isso da Flogrela e Fiambrelete encontrarem lugar para estacionar... cheira-me que nisso houve dedinho do gRingo...

Quanto ao resto, fica para outra altura...

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Wrong, Quinta Anilha!
Talvez, Alberto Terego!

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bohr e Heisemberg: "INDETERMINAÇÃO!!!!!"

Einstein e Schrodinger:
"INCERTEZA!!!!!"

Juan Hónimo:
"Não consigo determinar com certeza quem tem razão..."

AJJ:
"São todes uns quebanes"

5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só queria acrescentar que uma das formulações iniciais da Mecânica Quântica, a de Heisemberg, tem o nime de "Mecânica das Matrizes", em inglês: "MATRIX Mechanics"...

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O livre arbítrio não existe na realidade (o PdC sabe-o bem) mas piadas à parte, o que existe é uma impressão de livre arbítrio que pode surgir de os acontecimentos relacionados que existem em instantes de tempo diferentes terem uma relação quasi-aleatória entre si, i.e. aleatória mas sem quebrarem as leis da física.
Por isso meu amigo talvez possa ver o futuro, mas segundo esta teoria nunca o influenciará.

10:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

assim sendo, nao faz sentido haver ceu para uns e inferno para outros. Fixe, se nao ha livre arbitrio, pelo menos tambem nao havera castigo eterno, por isso a malta pode fazer o que bem entende, o que achar melhor para si, o que fizer feliz ... no fundo aproveitar o melhor que se puder ... porque depois nao interessa.

3:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

portanto, um gajo pode deixar todos os medos que possam adevir da ameaca de um castigo eterno e ir para a borga permanente!

3:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas isso, por si, nao E uma forma de escolha?

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A malta fala, fala mas depois não consegue fazer, há quem lhe chame consciência, mas se calhar no fundo sabemos que não podemos fazer as coisas de maneira diferente... Não conseguimos fugir à nossa natureza...

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nisso concordo inteiramente! O problema esta precisamente ai, no papel do observador, na consciencia, no fundo, no concretizar! Precisamente! Um ponto a favor do Quinta Anilha!

3:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home