08 fevereiro 2007

O impacto de AlGore na criação de opiniões

Sobre a vinda do Al Gore à Central Tejo, hoje de manhã, gostava de ter escrito o que o Rodrigo Moita de Deus escreveu no 31daarmada.
Como isso já foi dito, resta-me constatar que muitos dos que foram vê-lo (ok, confesso que me estou a basear no que duas pessoas me disseram... que diacho!) - continuando - essas "muitas" pessoas nem sequer viram o filme/documentário "An Inconvenient Truth"... Mas obviamente que em 3 horas ficaram convencidas de que há razão para alarme e temos que agir já antes que o planeta aqueça de mais, etc, etc..
Ah, e por maioria de razão, parece-me que poucos se deram (ou darão) ao trabalho de ver "o outro lado da estória", ou seja, o lado dos que contestam o que é dito pelo Senhor Al Gore, como por exemplo o Marlo Lewis, que preparou um artigo de 'desmontagem' do referido documentário.

Moral da estória: Quem não tem opinião (por falta de tempo ou pachorra), compra-a feita (de preferência ao estrangeiro - e é bom que seja muito cara).

José Seramargo

Etiquetas:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sim, hoje foi um dia sanduiche (mau tempo - bom tempo - mau tempo) e o post do RMD está genial.

Quanto ao AlGore: ritmo não lhe falta, neste caso, ritmo de orador Globetrotter que deve ser pago a peso de ouro.

Suponho que a limousines que transportavam as celebridades que foram à conferência por convite nem todas eram hibridas...

E no final, reciclaram os programas em papel??

9:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o AlGore, como chegou ele a Portugal? Jacto particular nao? ... Nisto tudo do aquecimento global, tenho a dizer o seguinte: nao sei se o tal aquecimento global esta de facto a acontecer ou nao. Nos anos 70 havia muitos que gritavam que estava a ocorrer um arrefecimento global ... passados 30 anos estamos numa de aquecimento global ... quando a escala de tempo deste fenomenos tende a ser bem maior ... enfim. Por outro lado, sao varias as vozes ditas independentes que apresentam dados aparentemente concretos que contrariam esta versao do aquecimento. E curiosamente, muito do que se apresenta como prova de aquecimento global assenta em modelos de previsao que nao tomam em conta o efeito das nuvens nem as flutuacoes da actividade solar, e que falham redondamente nas previsoes de aquecimento durante o ultimo seculo. Isto nao significa que a actividade humana esteja a levar (ou nao) a um aquecimento global, significa apenas que para ja nao se sabe qual a magnitude das actividades humanas neste aspecto particular do clima terrestre.
....
Para mim, esta malta fala demais no aquecimento global e esquece outros pontos, esses sim mais imediatos e concretos. Nao sei se a actividade humana ira levar a um aumento significativo do aumento do nivel do mar ou nao, mas sei que a quantidade de lixo que lancamos para os rios, mares, lagos, atmosfera, solos, etc ... estao a contaminar a agua, o solo, a atmosfera. Disso tenho a certeza. Mas disto pouco se fala. Eu quero e preciso imediatamente, no meu dia a dia, de ar puro, de agua pura, de comida nao contaminada. E sei que eu e os demais precisamos disso agora e no futuro.
...
Mesmo que todo esse lixo nao provoque aquecimento global, mesmo que tenhamos essa certeza, tal nao justifica que nao se faca nada.
...
Por outro lado, nao me parece que o aquecimento global seja a justificacao mais forte para obrigar a uma mudanca de habitos.
...
Para mim, a justificacao mais forte E que, independentemente do aquecimento global, todos temos que pensar que da forma como estamos a poluir o planeta, mesmo que o nivel dos mares nao suba, daqui a um seculo a vida neste planeta pode morrer apenas e so por envenenamento e falta de recursos.
...
A subida dos mares provavelmente nao levara A extincao da nossa especie ... o envenenamento talvez ...

1:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa LC, quem fala assim não é Gago. Sim nem o Mariano Gago fala assim sobre esse assunto.

AlgoRealmente de que também não se fala é da extinção dos ecossistemas, por exº as florestas tropicais.

Há sempre a desconfiança que estas iniciativas contra o "aquecimento global" tenham na sua génese lobbies que estariam interessados em promover o seu tipo de tecnologias. E nesses lobbies não esqueçamos por exº investidores que neste momento estão a "comprar barato" acções de certas start-ups para daqui a uns anos (no boom das empresas de "energias alternativas") poderem "vender caro", com realizações de mais valias de milhões de dólares.

Alertas para os perigos ambientais, sim. Ingénuos, não.

3:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home