14 fevereiro 2007

Padrao de interferencia do referendo


Na continuacao ao meu comentario a um post anterior -Dia de reflexão antes do ferendo- sobre o recente referendo, venho aqui demonstrar que perante duas escolhas, alguns eleitores parecem exibir um comportamento caracteristico de certas particulas (sub-) atomicas e descrito pelas leis da mecanica quantica. Isto reflecte-se no resultado final, que se assemelha com um padrao de interferencia.
.
Um referendo deste genero, com duas possiveis escolhas, parece assim ser uma especie de manifestacao macroscopica do double-slit experiment.
.

Prof. CM, New Age Vidente
.
Comentario anterior: O voto secreto usado em sistemas democraticos E em certo sentido uma experiencia quantica, isto do ponto de vista da double-slit experiment (http://en.wikipedia.org/wiki/Double-slit_experiment). Perante duas possiveis escolhas (double-slit), neste caso o n.. ou o s.., o eleitor (electrao ou fotao) podera sentir-se constrangido e compelido a fazer uma determinada escolha, caso o eleitor sinta que o seu acto esta a ser observado por uma entidade qualquer (familiar, politica, policial, divina, ...). Nesse caso, o eleitor age de uma forma previsivel e provavelmente pre-determinada, uma vez que a sua escolha E-lhe determinada pelo observador. .Se o eleitor sentir que o seu voto E de facto secreto, o resultado final E de facto imprevisivel. Nao so nao se sabe se ganha o n.. ou s.., como tambem nao se sabe quantos votos brancos e nulos irao surgir..Ou seja, numa votacao democratica, o resultado final E em certo sentido um padrao de interferencia, pois os eleitores que acreditam ter um voto secreto nao se restringem a votar s.. ou n.. . Embora a intensidade dos picos n.. e s.. seja mais intensos, no espectro final surgem sempre mais alguns picos que correspondem a votos brancos e nulos..Vamos a ver qual o espectro de interferencia que ira resultar do referendo.

Etiquetas: , ,

1 Comments:

Blogger Mother Goose said...

O Movimento dos Indecisos, para tentar evitar um referendo com apenas estas duas escolhas, tentou incluir no boletim a seguinte escolha:
" Eh pá, talvez, vamos lá ver, a questão não é assim tão simples "

Mas por apresentar uma certa complexidade, esta hipótese foi excluída!

http://www.youtube.com/watch?v=JFZrD5imtDk

10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home