27 março 2007

ALeGORia

Eu proponho alargar o significado da palavra alegoria.
.
num sentido abrangente, tal qual nos dicionarios da Porto Editora, alegoria significa:
1. representação de uma realidade abstracta através de uma realidade concreta, por meio de analogias, metáforas, imagens e comparações; representação simbólica;
2. obra de arte que representa uma ideia abstracta;
3. expressão verbal ou plástica de uma coisa, com o fim de que as palavras ou imagens usadas sugiram outra coisa;
4. concretização por meio de imagens, pessoas e figuras, de ideias ou entidades abstractas;
.
ou, de uma forma mais resumida, podemos dizer que alegoria epitomisa uma série de metáforas ou uma metáfora que pretende concretizar um pensamento ou uma situação abstracta.
.
Ora, digam la se nao acham que a palavra ALEGORIA E uma forma linda e poetica de descrever, educada e elegantemente, o tal devaneio mental do "aquecimento global provocado por accao humana" defendido ferozmente pelo Al Gore?
.
No seguimento dos pontos anteriores, podemos considerar que o documentario "An inconvenient truth", apresentado e comentado pelo Al Gore e galadoardo recentemente com um oscar, E uma obra de arte, cheia de representacao simbolica (leia-se graficos), imagens e comparacoes, que procura expressar verbal e visualmente uma ideia abstracta com o fim de as palavras ou imagens usadas surgiram outra coisa.
.
E ou nao E????? Pois claro!
.
Portanto, daqui em diante, eu proponho que ALeGORia possa tambem ser usado para nos referirmos A teoria de aquecimento global do Al Gore.
.
E assim, a minha querida lingua portuguesa torna-se ainda mais rica.

Etiquetas: , , , ,