21 maio 2007

Fisioterapia III

Já tinha saudades de ir à fisioterapia e ouvir estórias de vida bem autênticas, contadas por senhoras, em geral com alguma idade, deitadas em marquesas e em trajes não muito dignificantes.
Hoje foi a vez de ouvir um desabafo um tanto brutal, embora o tom com que foi proferido fosse de alguém conformado. A senhora já tinha alguma idade e estavam a fazer-lhe uma massagem nas costas, por ter ela ter dado um jeito supostamente enquanto dormia. A páginas tantas a senhora proferiu a seguinte frase: “ (…) É que eu agora tenho que fazer tudo… No dia de todos-os- santos quiseram dar-me uma prenda, e levaram-me o meu marido… Um automóvel, na passadeira, à porta de casa. (…)”.
Felizmente, nem sempre as estórias são tão negras.
De facto, no outro dia o tom foi bem mais divertido. Ouvimos a estória de vida de uma senhora (de Angola, creio), com 57 anos, casada com um cabo-verdiano e com 10 filhos. A senhora foi mãe aos 14 anos e teve quadri-gémeos!!!! A estória do primeiro parto foi hilariante, pois os filhos nasceram numa altura em que não se faziam ecografias. Ao que parece, logo depois de nascer o primeiro dos quadri-gémeos a senhora começou a dizer que achava que ía nascer mais um bebé, mas as parteiras diziam-lhe que não, que elas é que sabiam, etc.. Um pouco mais tarde nasceu o segundo bebé, e repetiu-se a estória, ou seja, a senhora (na altura a menina de 14 anos…) continuou a dizer que ía nascer mais um bebé e as parteiras dizam-lhe que não. Aconteceu o mesmo com o terceiro e só quando nasceu o quarto dos quadri-gémeos é que elas se convenceram que a rapariga tinha razão e aí já brincavam com ela e perguntavam-lhe se não ía nascer mais um…
A estória é hilariante, e então se a imaginarem contada por uma senhora ultra-expansiva, simpática e com jeito para fazer descrições muito cinematográficas, mais se irão rir…
Mas a estória de vida da senhora não acaba aqui. Ela ainda nos contou a estória dos seus 10 filhos: 6 são loiros e de olhos azuis, apesar de ela e o marido serem escuros (isto porque o pai da senhora é um português loiro de olhos azuis). Contou-nos que viveu em França, onde nasceram os quadri-gémeos, e que tem filhos e família espalhados pelos 4 cantos do mundo. Contou-nos que teve que tratar dos filhos e estudar sem lhe darem o estatuto de trabalhador estudante, pois achavam que ela não tinha direito a esse estatuto. Contou-nos que conseguiu fazer o 12º ano e tirar contabilidade a trabalhar e que exerceu contabilidade até ficar doente. A força de vontade da senhora é impressionante. Chegou à clínica com duas muletas há um mês. Vinha quase sem conseguir andar, após uma operação a ambos aos joelhos, e já a vi chegar à clínica sem nenhuma muleta, pois tem uma força de vontade de ferro e faz os exercícios todos que lhe mandam com uma determinação louca.

FlorGrela Estampa

Etiquetas:

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo Blog! muito legal

10:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home