26 dezembro 2008

Natal e Ano Novo - Apesar de Tudo

Gosto do Natal, apesar de tudo.
Apesar de tudo?
Sim, apesar das disparidades económicas que sabemos existir no mundo. E também apesar das disparidades de formas como cada qual encara ou vive o Natal. E apesar de algumas meias ou paninhos de loiça…Até mesmo quando não estou com a saúde a 100%, como foi o caso de este ano, em que não toquei em nenhum doce nem em nenhum frito de Natal!

Gosto do fim de ano, (igualmente) apesar de tudo.
Apesar de tudo, outra vez!?
Sim, apesar de ter sido num 1º dia de Janeiro (distante) que o meu Avô morreu, o que traz sempre alguma carga ao dia.
[Penso, que talvez isto até faça algum sentido… O meu Avô foi tão importante na minha vida, que faz sentido que tenha morrido num dia considerado importante.]
Bem, mas não nos deviemos.
Gosto do fim de ano, pois gosto de fazer balanços.
Gosto de pensar nos espectáculos que vi, no que fiz, no que correu bem e, por contraste, no que correu mal, no que comprei, no que recebi, no que evolui {hehehe: aqui estamos no modo “insert tanga”}.

Folheei no final do almoço o suplemento do Jornal Público- o ípsilon, que esta semana tem umas quantas páginas dedicadas aos livros, concertos, músicas, filmes, etc., que tiveram impacto em 2008 (enfim, digamos que é uma espécie de “best of 2008”).

Este folhear serviu de trigger para a minha Revista Cinéfila do Ano 2008.
Ficam aqui os seis filmes que gostaria de destacar – não sendo rígida a ordem de preferência.

GOMORRA

ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS

A TURMA

O SEGREDO DE UM CUSCUZ

AMOROSCUROCASINEGRO (este filme é de 2006, mas só o vimos em 2008, num ciclo de cinema espanhol que houve no Cinema S. Jorge)

JOGO DE CENA (este filme brasileiro foi visto no Doc Lisboa 2008)


Quanto à da Dança Contemporânea, há a destacar para já os seguintes espectáculos e coreógrafos… ou seja os que vêm imediatamente à memória. Mas há bastantes mais… é só procurar um pouco mais no blogue {mas por ora não tenho tempo}

SCOPE de Rui Horta

RANDOM de Rui Lopes Graça

FlorGrela Estampa em balanços

Etiquetas: