15 março 2007

PRÉMIOS DA CRÍTICA 2006

"Foi divulgado a 15 de Fevereiro o Prémio da Crítica referente a 2006, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (...). O júri distinguiu as interpretações de Maria João Luís, em Stabat Mater (Artistas Unidos), e de João Lagarto, em Começar a Acabar (Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Bolhão e Os Crónicos).
No monólogo de Maria João Luís, encenado por Jorge Silva Melo, o júri sublinhou a rara oportunidade de “alguém nos proporcionar uma experiência tão emocionante; […] com meia dúzia de bancos e quase sem sair do mesmo lugar, [a actriz] consegue isto, e consegue que quem a viu e ouviu nunca mais a possa esquecer”.
No segundo monólogo, que João Lagarto também encenou, salienta “o solo tragicómico, vibrátil e intenso, em que [o actor] revelou uma vasta gama de recursos expressivos e uma apurada leitura do universo beckettiano. Dominando com mestria as margens e o âmago da dramaturgia de Beckett – e dando corpo e voz à sua inteligente e coesa leitura – Lagarto respondeu habilmente ao desafio maior que este texto colocava: intuir nas figuras da narrativa deste particular autor irlandês uma exigência de teatralidade e de figuração cénica”."

Texto retirado do n.º2 da revista Obscena.


BRAVO! BRAVO!
Duas das melhores peças que vimos em 2006 foram reconhecidas como tal.
E à conta disso, Stabat Mater será reposto no Convento das Mónicas de 9 a 24 de Março.

A não perder! A sério.

Pena é que não reponham a peça do mesmo autor (Antonio Tarantino) intitulada "Paixão segundo João".
Acreditem que eu ía vê-la novamente!

José Seramigo

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem eu (benfiquista convicto) nem o Professor Çakana Manguito (responsável por inúmeros feitos do FCP, especialmente na era Mourinho) alguma vez iríamos a uma peça de teatro encenada por um Lagarto!!!...

6:36 da tarde  
Blogger FlorGrela Estampa said...

Nem para ver um Lagarto que quer acabar com a vida (quiçá por não ser benfiquista...)?

6:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home